BLOG-Dia a Dia no Quintal

Dia de colher Banana e plantar Abacate 16/08/16

Essa semana de roça começou cedo, na Terça-Feira dia 16/08 já corri para o sítio para aproveitar o fim de tarde.

Colhi um bom cacho de banana que estava no ponto!

Arquivo_000

Agora só falta esperar amadurecer, e ao lado da bananeira temos um abacateiro e com a época de abacate acabando de acabar, muitos foram para o chão pois não demos conta de colher tudo, tinha muitas sementes no chão, aproveitei para colher as sementes e semear na agrofloresta, coloquei muitas sementes no chão e mesmo que nem todas virem abacateiros, o papel delas é aumentar a diversidade e matéria orgânica, nesse  vídeo do ➡️ Agroflorestar esse tema é abordado, e ele fala exatamente sobre as qualidade do abacateiro na agrofloresta, e da proporção escolhida no talhão de 100 para 2, ou seja, no caso dele, foram colocadas 100 sementes para apenas 2 virarem abacateiros produtivos. Aproveitei a idéia e a abundância de sementes para fazer algo parecido na minha roça.

Também aproveitei para planejar o plantio de verão que vou começar agora em Setembro, assim que as chuvas derem as caras.

A idéia é abrir uma nova roça com foco em espécies florestais, vou experimentar o Cedro Australiano e o Mogno Africano, sempre em consórcio com as frutíferas e o Eucalipto.

Estou esperando um fornecedor de Pó de Rocha, me atualizar sobre a produção do produto dele para aplicar no solo e começar o processo. Já gostaria de ter aplicado o pó de rocha em algumas áreas, mas espero que a espera faça valer a pena.

Todo o processo de ir atrás do pó de rocha já me rendeu muitos aprendizados, válidos para um post inteiro, entrei em contato com uma mineradora de perto do Quintal em Sorocaba e me direcionaram para o Cláudio Monteiro um químico, apaixonado por agricultura como ele mesmo se descreve, e ele tem me ajudado bastante mandando material, e inclusive ele foi lá na minha roça para batermos um papo, ele foi muito solicito e gente boa. Qualquer hora conto a história inteira em outro post, mas resumindo estou esperando o Cláudio me dizer que o pó de rocha da mineradora ficou pronto para ir buscar e começar essa nova etapa do plantio.

Espero que com menos erros dessa vez. 😉

Fui cedo para a Roça essa semana porque aproveitei para no dia seguinte Quarta-Feira dia 17 ir no ➡️ 12˚ Dia de Campo Florestal, promovido pela Unesp Botucatu.