Hugelkultur – Técnica de Permacultura

Mas afinal o que é Hugelkultur? Como fazer um Hugelkultur? 

Hugelkultur é uma técnica Alemã desenvolvida por séculos, a palavra em Alemão significa “Cultura de Colina”.

A idéia é fazer um tipo de canteiro alto, onde o centro é recheado de matéria orgânica e madeira para que haja uma retenção de água e proliferação de vida e assim uma adubação no solo a longo prazo.

Hugelkultur_0 hugelkultur

 

Além disso o Hugelklutur expande a superfície cultivável em um mesmo metro quadrado já que é elevado.

Me deparei com a técnica em algum manual de Permacultura, que atribuiu a técnica a Sepp Holzer, Austríaco um dos pioneiros em técnicas de permacultura e agricultura ecológica.

Me arrisquei em meu Hugelkultur principalmente pelo excesso de troncos que eu havia acumulado depois de um trabalho de poda.

 

 

Os troncos que sobraram eram muito grossos e eu iria demorar muito para conseguir diminuir o tamanho para inserir nas leiras agroflorestais, ai surgiu a idéia da experimentar o Hugelkultur.

Tenho que confessar que seria um trabalho bem difícil sem a ajuda do trator. Os troncos que ficaram eram bem pesados e deslocar e arrumar no lugar certo foi tranquilo com a ajuda da lamina acoplada no trator, mas no braço ia ser dureza…

Montei o meu hugelkultur cavando cerca de 60cm o solo, então os troncos foram ajeitados nesse buraco depois fiz uma cobertura com matéria orgânica mais fina, como galhos e folhas, depois cobrimos tudo com a terra que cavamos para fazer o buraco.hugelkutur

Apesar da técnica não exigir cavar o buraco para a construção do canteiro, achei que isso ajudou bastante, pois para cobrir a matéria orgânica eu já tinha terra solta disponível para isso.

Nesse vídeo do Minha Horta na Cidade tem algumas dicas e como o Siloé lá em Baltimore fez o dele, vejam que é possível fazer também sem grandes ferramentas.

Não deixem de conferir o canal dele lá no youtube, tem muita coisa boa!

 

 

Ainda não fiz nenhum plantio no meu Hugelkultur o canteiro está em repouso e pretendo plantar algo lá assim que começar a estação das chuvas, vamos acompanhar a resposta do solo e o desenvolvimento das culturas nesse canteiro.

O laboratório da roça esta rolando, e nada como um bom experimento como esse!

 

 

Pedro Savério Penna

Formado em Ecoturismo e com especialização em Marketing e Negócios, gerencia uma empresa de Pesquisa de Mercado. Vive divido entre São Paulo e Piedade no interior, onde desenvolve seu projeto Agroecológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *