Larvas no Minhocário Caseiro -Doméstico

Tem bigato no minhocário. Meu minhocário foi invadido por larvas e agora?

Para começar vale entender que algumas larvinhas pequenas brancas e alguns bichinhos pequenos vão morar no minhocário, a compostagem é um ambiente vivo e várias vidas vão co-habitar ali, decompondo os alimentos.

Mas entraram umas larvas grandes e feias e agora?

Conhecido popularmente por bigato essas larvas de moscas são diferentes.

O caso da Ameixa! 

No meu caso tudo começou com umas ameixas, as frutas estavam todas com marcas brancas na lateral, “bichadas”, e ai bateu aquela dúvida ponho ou não ponho no minhocário. Era uma caixinha inteira toda perdida. Fiz a escolha… Vou colocar no minhocário e ver no que dá. Deu em bicho!

Esse bicho:

Larva mosca soldado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Essa coisa estranha e meio “grows” que não é nem um pouco bonitinha como uma minhoca -na minha opinião.

Recebi uma grande ajuda da Júlia da ➡️Morada da Floresta, os especialistas em compostagem doméstica, que identificou por foto como a larva da mosca soldado.

Era ela mesmo, sem dúvida. O insetinho sentinela.

300px-hermetiaillucens

E a recomendação dela foi: uma ou outra na composteira não faz mal, mas se tiver infestação elas vão dominar e as minhocas não vão conseguir prosperar.

No primeiro ciclo da larva não tinham muitas, tirei o excesso e deixei pros passarinhos. Alguns dias depois vi uma mosquinha dessa ai, estacionada na tampa da composteira, tirei ela de lá sem matar.

Um belo dia algumas semanas depois abri a caixa superior de uma das composteiras e elas estavam por todos os lados… Era só larva, não tinha nem uma minhoca, que já deveriam estar subindo para essa caixa.  Elas tinham dominado tudo, ferrou… As moscas que nasceram do primeiro ciclo devem ter colocado todos os ovos na composteira, e agora não eram só algumas, eram muitas!

fullsizerender-6

Olha ali na foto, a mosca soldado na lateral da minha composteira, isso depois que o estrago já estava feito.

Comecei a tirar, mas tinham muitas mesmo…

Cada cutucada a visão era essa:

fullsizerender-5

E apesar de ler que elas podem viver numa boa com as minhocas minha idéia ainda é um minhocário e não um larvário de moscas soldado.

Tirei tudo, essas vão virar comida de galinha lá no sítio! Espero que a galinhada goste!

Descobri inclusive que tem alguns criadores dessa larva para usar na alimentação animal.

Para evitar que elas se apoderem da composteira vi que o esquema é tomar cuidado e nunca deixar as frutas expostas dentro do minhocário, pois essas mosquinhas podem botar os ovos dentro da composteira.

Essa foi para aprender!

 

 

 

 

Pedro Savério Penna

Formado em Ecoturismo e com especialização em Marketing e Negócios, gerencia uma empresa de Pesquisa de Mercado. Vive divido entre São Paulo e Piedade no interior, onde desenvolve seu projeto Agroecológico.

8 comentários em “Larvas no Minhocário Caseiro -Doméstico

  • novembro 9, 2016 em 9:00 pm
    Permalink

    Muito bom valeu pelo relato!

    Resposta
  • fevereiro 19, 2017 em 6:07 pm
    Permalink

    Olá! Estou com essa danadinha no meu minhocário. São muitas! Você resolveu tudo catando uma a uma? Não haveria uma técnica mais prática? Meu minhocário está infestado! Grato,

    Resposta
    • fevereiro 21, 2017 em 5:53 pm
      Permalink

      Oi Edmar,

      Então to com uma infestação de novo. O que percebi é que o ciclo da larva é relativamente curto, uns 20 dias, ai ou ela vira mosca ou morre. No fim do ano deixei umas larvas para ver o que acontecia e ficaram todas secas na compostagem.
      Percebi no meu caso que as moscas estão dando preferência ao pó de café, é onde tenho tido maior concentração das larvas.
      Me passaram uma dica de tentar controlar o PH estou fazendo esse teste agora… vamos ver.
      Boa sorte! Abraço

      Resposta
      • maio 2, 2017 em 1:14 pm
        Permalink

        Bom dia a todos, estou com o mesmo problema na minha composteira, recebi uma dica de colocar cinza de madeira (ou folhas) nas larvas para mata-las, testei ontem pra ver se vai dar certo.

        Resposta
        • maio 2, 2017 em 2:02 pm
          Permalink

          Oi Roberto,

          Bom dia! Se tiver sucesso nos avise! Eu tentei controlar com Calcário mas não tive muito sucesso elas continuaram aparecendo de tempos em tempos.

          Abs

          Resposta
      • julho 12, 2017 em 12:20 am
        Permalink

        Olá! Ainda não consegui acabar com as larvas, acabei me acostumando com a presença delas e fazendo uma política de boa vizinhança hehehehehe
        Removi várias delas manualmente. Uma a uma. Percebi que desde a minha postagem, elas deram uma diminuída. Agora, que está mais frio, parece que tem menos ainda. Faz muito tempo que não vejo as moscas adultas, mas sempre que reviro o composto encontro algumas larvas.
        Surgindo alguma novidade, compartilhe!
        Abraços!

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *