técnicas

O que é Chop and Drop? E porque deveríamos utilizar essa técnica de Permacultura

Chop and Drop/Podar e Derrubar técnica de Permacultura

Se fossemos traduzir ao pé da letra Chop and Drop poderia ser Picar e Derrubar, ou talvez Podar e Derrubar.

Em muitos manuais de Permacultura vemos essas técnica disseminada, mas afinal o que é Chop and Drop?

Chop and Drop ou Podar e Derrubar é uma das bases da agroecologia e do solo sadio.

O que iremos fazer no manejo de areas é podar as espécies e deixar a matéria orgânica no chão. Assim todo o material podado irá cobrir e alimentar a vida no solo. Estruturando o solo e permitindo que os nutrientes sejam disponibilizados pela micro e macro fauna do solo. Reciclando e disponibilizando tudo o que as plantas precisam.

Parece simples, Podar e Derrubar e olhando para o manejo realmente é. Mas o segredo do Podar e Derrubar é plantar para Podar.

Em um Sistema Sintrópico ou em um design Permacultural de Agrofloresta, por exemplo, o X da questão está em escolher sabiamente as espécies que produzem bastante biomassa, aceitam poda, e se regeneram com rapidez.

Em um sistema inteligente a idéia é sempre produzir o máximo possível no local, com o objetivo de zerar a necessidade por insumos externos.

Algumas espécies são ótimas para esse tipo de manejo e incluir essas em sistemas agroecológicos, facilitam a logística do produtor, trabalho e manejo.

Aproveito para listar algumas espécies que tem potencial para gerar biomassa e que se adaptam e funcionam bem para a aplicação dessa técnica.

A primeira família de plantas que funcionam muito bem para essa técnica são os:

Capins

Aqui todos funcionam, mas se destacam algumas variedades como o Napie, Elefante e os Panicum Maximums como o  Mombaça e Colonião.

Ótimos produtores de biomassa se renovam com facilidades e aceitam diversas podas.

Margaridão

A Thithonea Diversifolia, Margaridão ou Girassol Mexicano é uma espécie largamente conhecida como adubo verde.

Conhecida por produzir bastante biomassa e ser uma boa fonte de Nitrogênio.

Eucalipto

O Eucalipto funciona muito bem em sistemas agroflorestais. Aceita diversas podas e se regenera com rapidez produzindo muita matéria orgânica para o solo.

Leucena

Polêmica a Leucena precisa ser manejada com cuidado. É uma espécie que produz muita semente é se espalha com facilidade, se tornando um problema.

Os pontos positivos são seu crescimento rápido e por ser uma leguminosa fixa Nitrogênio no solo.

Feijão Guandu

Também famoso por seu papel como adubo verde, fixa nitrogênio no solo, aceita bem podas e cresce bem mesmo em solos deficientes.

Bananeira

Sim! Nossa querida bananeira é uma ótima espécie para poda. Além de disponibilizar Potássio e muita umidade no solo, a bananeira é uma espécie de touceira que sempre está soltando novas mudas. Bem manejada pode ser cortada diversas vezes sem prejudicar a produção de banana.

Mucuna

Tanto a Mucuna Preta como a Mucuna Cinza são boas opções para adubo verde.

Essas são apenas algumas opções e exemplos de espécies para fazer o Podar e Derrubar.

E você já usou essa técnica? Quais espécies você tem usado por ai? Divide aqui com a gente!