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Problemas com a Motosserra Sthil MS170. Dicas para fazer pegar e limpeza.

E agora? A Moto Serra não pega…

Depois de falar bem aqui sobre a MS 170 nesse post ➡️ Motoserra Stihl MS 170- Por que eu comprei essa?  e ter algumas dores de cabeça nos últimos usos resolvi compartilhar. Afinal depois de cansar o braço tentando fazer ela pegar achei que esse último post não estava completo.

Até então a maquininha estava funcionando super bem. Sempre seguindo a recomendação de esgotar o tanque de combustível e o sistema antes de guardar. Estava uma beleza até que nessa temporada de podas quando peguei para usar foi uma chatice…

Primeiro tive algumas dificuldades para fazer ela pegar. Depois de alguns meses parada ela ficou dando trabalho, e ai que entra a primeira dica:

Limpador de carburador

Tirando a tampa superior você tem acesso ao filtro de ar e a entrada do carburador.

Das primeiras vezes que tive problema para fazer a motosserra pegar usei o Limpador de carburador tirei o filtro de ar e apliquei direto no Carburador. Foi sucesso depois de uns 10 minutos do produto agindo a máquina voltou a funcionar normalmente.

Eu pessoalmente usei o da Motul, é um produto importado muito bom, meu pai já tinha disponível e ele gosta muito e recomenda. Mas fiz uma pesquisa rápida e vi que tem de diversas outras marcas. Acredito que todos cumprem o papel.

 

O segredo é aplicar esse produto na saída do carburador. Como o carburador da motosserra é pequeno ele está muito sujeito a pequenas sujeirinhas que “ferram” o funcionamento. Vale aproveitar que você já abriu a motosserra e tirar o filtro e dar uma limpada. Sim essa pecinha branca que está por cima.

Minha experiência com motores 2 tempos(aqueles que precisa misturar óleo na gasolina) é que 90% dos casos se der problema é no carburador.

Ai vamos a segunda dica:

Desmontar e limpar o Carburador.

Depois de uns 2 ou 3 usos precisando espirrar o limpador de carburador para fazer a bichinha funcionar acabei tendo outro problema, a motosserra pegava mas quando acelerava e entrava em alta rotação ela falhava e morria.

Foi ai que vi que o buraco era mais embaixo, e realmente ia precisar desmontar o carburador.

Foi quando descobri que esse carburador tem duas pecinhas que chamam gicle. Um para controlar a rotação baixa e um para controlar a alta. Apesar de ter desmontado e limpado tudo acredito que o problema principal era o gicle de alta. Desmontei limpei e montei de novo e violá! De volta a ativa com força total fácil, fácil…

Agradeço muito esse vídeos que foram a minha guia e fator encorajador para encarar esse trabalho.

Se a idéia é encarar esse trampo recomendo assistir. Tem várias dicas legais e o rumo para esse trabalho. Vai que depois de desmontar você esquece como monta alguma peça, é só voltar a fita!

Mãos a graxa!