Sistema Agroflorestal 3- 2 meses depois da implantação

Vídeo do Saf 3!

Depois de 2 meses a terceira área de implantação de Agrofloresta do Quintal Florestal está florindo!

2 meses depois do plantio o trabalho continua!

Esse momento de implantação inicial, assim como em uma floresta, é chamado de Colonizadoras ou Pioneiras. Pioneiras ou Colonizadoras porque são as primeiras plantas a ocupar, e iniciar a regeneração florestal.

Para o Ernest Gostch na Agricultura Sintrópica ele aderiu ao nome de Placenta. No meu entender, mais do que apenas pioneiras que chegaram primeiro, essas plantas que ocupam inicialmente o local tem um papel importantíssimo na regeneração. Elas preparam o terreno para a chegada das próximas espécies. Formando assim a placenta que permite um local de desenvolvimento sadio para as próximas espécies. Que são mais exigentes em solo e ambiente.

Na agrofloresta a idéia é tentar formar a placenta com espécies produtivas e benéficas que podem contribuir para acelerar o processo.

Nesse caso entram espécies como o Feijão, Mandioca, Milho de grande interesse para a alimentação e resistentes. Mas também podem entrar algumas espécies com o objetivo de regeneração do solo, adubação verde e produção de matéria orgânica como a Mucuna, Feijão Guandu, Crotalária, Margaridão, Capim Elefante, Mombaça entre outras.

Apesar do nosso foco ser a formação da placenta, as espécies da próxima etapa da sucessão já entram na forma de sementes e mudas. Nesse momento já plantamos algumas árvores. No meu caso sempre intercalando com o Eucalipto e a Bananeira que serão essenciais na manutenção do solo. Servindo como cobertura de matéria orgânica.

 

 

 

Pedro Savério Penna

Formado em Ecoturismo e com especialização em Marketing e Negócios, gerencia uma empresa de Pesquisa de Mercado. Vive divido entre São Paulo e Piedade no interior, onde desenvolve seu projeto Agroecológico.

2 comentários em “Sistema Agroflorestal 3- 2 meses depois da implantação

  • Fevereiro 1, 2018 em 2:20 am
    Permalink

    Muito bom, Pedro!
    Amigo, aqui na minha propriedade com bioma Cerrado(DF), tem muitas cortadeiras e cupim. Apesar de o Ph estar em 6.2 . Você indicaria algum consórcio para ajudar na placenta e para proteger as mudas frutíferas que irei colocar no sistema? Ainda nãi empreendi o SAF, mas tudo que planto infelizmente as cortadeiras não deixam crescer e quando acontece os cupins pegam depois kkkk

    Eu estou com algumas estratégias em mente, mas se puder dar algumas eu te agradeço.
    Abraço!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *