Canal do Quintal

Desastre na Agrofloresta – Queimada!

Quando o fogo vem….

Desastre na Agrofloresta, queimada! Inverno, época de seca e a consequência QUEIMADAS. Logo depois do céu ficar preto em São Paulo (link) pela queimada enorme que acontece na Amazônia, houve uma queimada bem mais próxima.

Nesse caso a fumaça foi o menor dos meus problemas, o fogo invadiu a área plantada e detonou uma boa parte do SAF- 2, meu segundo sistema agroflorestal, implantado.

No entanto, olhando para o estrago a maior tranquilidade é ver que o estrago podia ter sido maior. Ainda mais com o recente manejo nos Eucaliptos a quantidade de folha seca no chão era muito grande, e ver que o fogo conseguiu ser contido e não ter avançado pela área toda foi um ganho.

Bem como o material do eucalipto também tinha os caules de bananeira, que deixando o solo úmido ajudou a impedir o avanço do fogo.

Mas o plantio continua…

Queimada, fogo, desastre na agrofloresta, aqui a gente não desanima.

Definitivamente o que me resta é olhar o lado positivo, e aproveitar a cinzas que restaram, para fazer adubação.

A cinza tem uma ótima concentração de Potássio, elemento essencial no desenvolvimento das plantas. E ao agregarmos ao solo ela traz diversos benefícios.

Dessa forma o desastre na Agrofloresta foi a queimada que ao que tudo indica foi criminosa. O fogo surgiu pelo canto do terreno, e pelo que parece, foi um fogo colocado por alguém.

Desocupados, criminosos? Não sei, só sei que tem que ter muita calma e tentar absorver os aprendizados, porque o baque foi grande. Perdi várias mudas. Acredito que as bananas e alguns eucaliptos vão conseguir se recuperar. No entanto as mudas pequenas de araucária, palmeira real, jatobá, nêspera, sofreram muito e acho que não vão se recuperar.

Agora é observar como a natureza responde e tentar melhorar a condição para as árvores que ficaram se recuperarem com mais rapidez.

E além disso tentar bolar idéias para que isso não aconteça novamente.

Já tenho algumas idéias, como melhorar a cerca viva e incluir espécies com alta concentração de umidade em alguns pontos, como as suculentas e a palma forrageira por exemplo… veremos…