Fonte Sistema Modelo Caxambu
Ter uma nascente na propriedade é uma benção!! Mas para utilizar a água existem alguns desafios. A Fonte Modelo Caxambu ou Sistema Caxambu é uma boa alternativa.
Há algum tempo participei de um mutirão para a construção de uma fonte modelo Caxambu, lá na ➡️ Vila das Borboletas
Fiz o vídeo do processo, mostrado abaixo, no entanto o que eu percebi nos comentários é que muita gente não entendeu direito o conceito da fonte.
Um dos principais comentários foram em relação a alteração de uma nascente e do curso do acaba se tornando um riacho.
Nascentes na Cidade e a Caxambu
Só por exemplo, na cidade de São Paulo existem milhares de nascentes, soterradas. Dentro do escritório que eu trabalhava tinha uma nascente encoberta por construção e concreto.
E o que acontecia? Infiltração! Foi possível desenvolver um sistema de captação dessa água, mas isso não vem ao caso. Na cidade de São Paulo existem pelo menos 3 mil quilômetros de rios soterrados como mostra nessa matéria da ➡️ Super Interessante.
Portanto menciono isso não para justificar o uso ou soterramento de uma nascente, mas sim para mostrar que as nascentes se não cuidadas acabam soterradas. Envolvidas por vegetação que não a beneficiam, soterradas por matéria orgânica e essa água que brota do chão na melhor forma possível acaba sendo perdida.
Ou seja, voltando aos comentários do vídeo e da Fonte Modelo Caxambu, o que algumas pessoas que foram um pouco reticente com o sistema Caxambu não entenderam é que se a gente não cuidar do lugar que a água brota, e se esse lugar sofrer intervenções humanas negativas provavelmente essa nascente acaba não conseguindo se recuperar sozinha.
As intervenções na nascente parecem agressivas para alguns olhos, mas vale lembrar que a gente sem água potável não vamos a lugar nenhum. A importância da captação de água para consumo humano é essencial.
Se pensarmos nos impactos ambientais, perfurar um poço artesiano e trabalhar com águas profundas tem um grande impacto, assim como o tratamento de águas de mananciais que vão para as grandes cidades.
Por isso, vale lembrar que a fonte modelo Caxambu não impede o percurso natural da água, o sistema propõe uma retenção inicial de um volume para uso na propriedade o excedente tratado segue seu curso para se juntar ao riacho ou rio a que pertence.
Ao passo que, toda água é usada no local e retorna para o sistema ali mesmo. Infiltrando no solo depois do uso.
Como fazer uma Fonte Sistema Caxambu?
Por fim, quem manja muito de instalação de Fonte Modelo Caxambu é o Maneco Zago, que direcionou a gente nesse mutirão e fez um vídeo muito legal de como fazer, no canal dele- Campo e Produção.