O que é Chop and Drop? E porque deveríamos utilizar essa técnica de Permacultura
Chop and Drop/Podar e Derrubar técnica de Permacultura
Se fossemos traduzir ao pé da letra Chop and Drop poderia ser Picar e Derrubar, ou talvez Podar e Derrubar.
Em muitos manuais de Permacultura vemos essas técnica disseminada, mas afinal o que é Chop and Drop?
Chop and Drop ou Podar e Derrubar é uma das bases da agroecologia e do solo sadio.
O que iremos fazer no manejo de areas é podar as espécies e deixar a matéria orgânica no chão. Assim todo o material podado irá cobrir e alimentar a vida no solo. Estruturando o solo e permitindo que os nutrientes sejam disponibilizados pela micro e macro fauna do solo. Reciclando e disponibilizando tudo o que as plantas precisam.
Parece simples, Podar e Derrubar e olhando para o manejo realmente é. Mas o segredo do Podar e Derrubar é plantar para Podar.
Em um Sistema Sintrópico ou em um design Permacultural de Agrofloresta, por exemplo, o X da questão está em escolher sabiamente as espécies que produzem bastante biomassa, aceitam poda, e se regeneram com rapidez.
Em um sistema inteligente a idéia é sempre produzir o máximo possível no local, com o objetivo de zerar a necessidade por insumos externos.
Algumas espécies são ótimas para esse tipo de manejo e incluir essas em sistemas agroecológicos, facilitam a logística do produtor, trabalho e manejo.
Aproveito para listar algumas espécies que tem potencial para gerar biomassa e que se adaptam e funcionam bem para a aplicação dessa técnica.
A primeira família de plantas que funcionam muito bem para essa técnica são os:
Capins
Aqui todos funcionam, mas se destacam algumas variedades como o Napie, Elefante e os Panicum Maximums como o Mombaça e Colonião.
Ótimos produtores de biomassa se renovam com facilidades e aceitam diversas podas.
Margaridão
A Thithonea Diversifolia, Margaridão ou Girassol Mexicano é uma espécie largamente conhecida como adubo verde.
Conhecida por produzir bastante biomassa e ser uma boa fonte de Nitrogênio.
Eucalipto
O Eucalipto funciona muito bem em sistemas agroflorestais. Aceita diversas podas e se regenera com rapidez produzindo muita matéria orgânica para o solo.
Leucena
Polêmica a Leucena precisa ser manejada com cuidado. É uma espécie que produz muita semente é se espalha com facilidade, se tornando um problema.
Os pontos positivos são seu crescimento rápido e por ser uma leguminosa fixa Nitrogênio no solo.
Feijão Guandu
Também famoso por seu papel como adubo verde, fixa nitrogênio no solo, aceita bem podas e cresce bem mesmo em solos deficientes.
Bananeira
Sim! Nossa querida bananeira é uma ótima espécie para poda. Além de disponibilizar Potássio e muita umidade no solo, a bananeira é uma espécie de touceira que sempre está soltando novas mudas. Bem manejada pode ser cortada diversas vezes sem prejudicar a produção de banana.
Mucuna
Tanto a Mucuna Preta como a Mucuna Cinza são boas opções para adubo verde.
Essas são apenas algumas opções e exemplos de espécies para fazer o Podar e Derrubar.
E você já usou essa técnica? Quais espécies você tem usado por ai? Divide aqui com a gente!
Boa tarde, parabens pelo artigo muito util. Estou começando a estudar sobre agrofloresta e tenho um projeto futuro; comprar um sítio e começar a produzir hortaliças no sistema sintropico. Gostaria de saber se para podar posso esperar produzir. Por exemplo o girassol posso esperar crescer as flores para tirar as sementes antes de utilar como adubo? Uma outra pergunta; para fazer as podas tem uma epoca certa? Estação do ano ou alguma coisa que devo seguir ou pode ser totalmente aleatorio? Muito obrigada
Oi Carolina,
Que legal! Sim pode esperar produzir, porém tem outro fator importante a ser considerado que é o rejuvenescimento constante do sistema. Então se você deixar muitas plantas entrarem em senescência, o processo de formação de sementes e envelhecimento, isso é uma coisa que afeta todo o sistema. Mas não tem problema esperar a planta produzir, funciona igualmente o processo no solo. O ideal é colocar as folhas no solo antes de estarem completamente secas no pé.
Com relação a estações do ano e períodos vai depender da planta e do objetivo. A lua afeta a circulação de seiva na planta, então se você quiser que a planta rebrote mais rápido o ideal é podar na lua nova que é quando a seiva está mais concentrada nas raízes. E o período do ano também pode ser considerado. No inverno as plantas entram em dormência, dependendo da região que você estiver. Então vale considerar isso também, uma poda de formação por exemplo é legal no fim do inverno começo da primavera, pois ao “despertar” por assim dizer a planta vai se formar já com a nova condução da poda.
Mas no dia-a-dia acho que é muito tentativa e erro. Eu mesmo raramente sigo a lua para podar, e acabo podando quando eu posso e vejo que a planta precisa, então vai muito da sua proposta e disponibilidade também.
Boa sorte com os plantios!
Espero ter ajudado!
Boa noite Pedro
Ando lendo seus posts e estou gostando muito
Obrigado e parabéns
Que legal!! Obrigado pelo retorno! Fico feliz! Abs