O que é o quintal?

O Quintal é o quintal do sítio.

Um terreno rural ao lado do meu sítio onde estou desenvolvendo o projeto de Agricultura Sintrópica e Permacultura.

A idéia é que esse terreno seja um espaço de aprendizado, experiências e uma amostra do que é possível ser feito nessa linha de pensamento. Um Laboratório de Roça.

Como pontapé inicial o objetivo é sustentabilidade alimentar da minha família, enquanto me divido entre São Paulo e Piedade, a pretensão é que eu possa produzir pelo menos 60% da nossa alimentação nesse espaço. 60% vamos devagar e sempre… Mais que a metade já é bastante vai?… Aumentar essa projeção? Quem sabe um dia…

Outro grande desafio do Quintal é criar sistemas que se regulem com o mínimo de intervenção, nessa vida dividida entre São Paulo e o Quintal preciso encontrar formas que a manutenção diária seja mínima e que o Quintal funcione de forma bem sintrópica com o mínimo de energia desperdiçada.

Nessa busca o maquinário a mecanização e a tecnologia são os aliados. A proposta é sim produzir o próprio alimento, mas não apenas voltar  a vida do campo e fundar uma sociedade alternativa, a idéia é aliar os avanços tecnológicos a uma forma de produção sustentável. Utópico? Talvez, mas se não tentarmos quem vai tentar?

Entregar para as grandes corporações e deixar que destruam o mundo com monoculturas que destroem tanto quanto uma indústria eu não estou disposto.

Por essa e outras arregaço as mangas e vou pra Roça! Pro Quintal Florestal!