
Larvas de mosca soldado no minhocário 2.0- Se você não pode vencer junte-se a elas!
A batalha com as larvas da mosca soldado continuava por aqui, virava e mexia a Composteira lotava de larvas de mosca soldado e o dilema voltava, o que fazer com elas?
Até que um belo dia assistindo um vídeo sobre uma horta permacultural no Youtube me deparei com um cara que tinha uma composteira na horta, e não era de minhocas e sim de larvas de mosca soldado.
Epa peraí… Jura? Ao invés de se incomodar com as bichinhas esse cara optou por cria-lás? E mais do que isso do lado da horta?
Era isso mesmo… o vídeo era em inglês e o cara não entrou em muitos detalhes, mas falou que tinha diversos vídeos explicando como fazer um “composto” de larvas da mosca soldado. Apelidado carinhosamente pelos gringos de BSF- Black Soldier Fly.
As infos sobre as larvas da mosca soldado foram pipocando e descobri mais sobre os diversos usos dessa larvinha. Ela é muito criada para alimentação de galinhas, peixes e répteis. E tem estudos atuais sobre o possível uso para alimentação até de humanos. 😱 será???
Quais são as principais diferenças da compostagem pelas minhocas e pelas larvas?
Basicamente a minhoca não come o resto de comida diretamente, ela se alimenta do processo de decomposição iniciado por outros microorganismos que habitam a composteira.
A minhoca ajuda e acelera o processo de decomposição, que sempre tem que ser controlado com a quantidade certa de matéria seca x matéria húmida, regulando a proporção de nitrogênio e carbono para a decomposição acontecer da forma certa.
Já as larvas comem diretamente os restos de comida, elas não precisam que os alimentos comecem a se decompor para elas comerem a “decomposição” como no caso das minhocas. As larvas se alimentam dos restos antes de eles apodrecerem completamente, um estágio antes das larvas da mosca de cozinha que entra em ação quando o processo de apodrecimento está mais anaeróbico- com menos oxigênio. A larva da mosca soldado vai se alimentar onde a podridão não está tão forte por assim dizer.
Os especialistas em criação de larva de mosca soldado falam que o cheiro é um bom indicador, aquele azedinho fermentado está ok, mas quando o negócio vira podre pode esquecer… Não vai ter mosca soldado.
Porque não se preocupar com a larva da mosca soldado?
No começo eu me incomodava bastante com as larvas no minhocário, hoje resolvi deixar elas fazerem o trabalho delas.
A larva come diretamente o resto do alimento e escrementa(ou caga mesmo né 🙂 ) no processo transformando o alimento. Porém esse dejeto que ela deixa para trás, pode ser processado e ainda ser compostado, ou seja ainda sobra para as minhocas.
Outra coisa que me incomodava com as larvas era de elas migrarem para alguma produção, seja de frutas ou hortaliças.
Porém descobri 2 coisas que me tranquilizaram:
- As moscas soldado não se alimentam. Nesse momento da vida delas, de “mosca”, elas não têm nem boca, elas vivem aproximadamente 2 semanas única e exclusivamente para se reproduzir. Elas só se alimentam no período de larva.
- As moscas não botam seus ovos diretamente nos restos de alimento, e sim próximo a fonte de alimento em um lugar que quando as larvas nascerem elas possam migrar para onde há uma fonte de alimento.
Ou seja, essas larvinhas são muito do bem! E só ajudam.
Outras vantagens com relação ao minhocário é que essas larvas comem de tudo!
Não tem muita restrição no que essas bichinhas podem processar, e ai entra um monte de coisa que na composteira da minhoca não é legal como pão, carne, alimentos temperados e etc.
Outra coisa é que como o processo não é propriamente de decomposição não precisa de matéria seca, sendo assim no caso das larvas não precisa nem de folhas nem de serragem como no caso das minhocas.
E aí?? E aí que de problema essa bichinhas viraram uma opção, e minha idéia agora é implantar uma criação de larva de mosca soldado para alimentar as galinhas!
Com informação e quebrando nossos pré-conceitos tudo é possível! A natureza afinal trabalha para todos e sabendo conduzir podemos aprender a nos beneficiar com ela e não ficar brigando contra.
Esse cara fez um belo sistema para criar as larvas, e estou me inspirando nele para projetar o meu…
E essa série de vídeos com esse cara: Karl Warkomski foi onde eu aprendi a maioria das informações que divido aqui! O cara comando uma empresa que o principal objetivo é disseminar a compostagem de restos de alimento através das larvas de mosca soldado! Muito bom recomendo!
Gostei
Obrigado Vania!
Há uns meses elas começaram a aparecer próximo da minha composteira que é em apartamento e acabavam entrando dentro de casa e eu quase morria. Não sabia o nome da mosca e acha estranho ao mesmo tempo em que me preocupava. Dei um google hoje sobre isso e agradeço muitíssimo pela informação. áa estou mais tranquila em relação a elas.
Vc já fez seu larvário?
No meu canal do YouTube tem alguns projetos.
Oi Emilio,
Não fiz ainda está na lista… vou assistir para me inspirar. Valeu abs
Ola.. Primeiramente parabenizo pela matéria . Tenho um modulo de compositeira e sempre estão cheios de larvas de soldados.. saberia dizer se eles seriam comestíveis para codornas.. Tenho um ladrão para escoe as mesmas e por semana tiro um pet de 2 litros a acabo levando para uma represa onde peixes fazem a festa. porem estou pensando em investir em codornas e usar as larvas como alimentação porem não encontrei nada a respeito.. Sera que codorna comem esta larva. Agradeço qualquer suporte. Ats Andre Maciel
Oi Andre,
Obrigado! Fico feliz que gostou! Dei uma pesquisada rápida em inglês e descobri esse artigo :https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27339654 que diz que sim! As larvas da mosca soldado são uma ótima fonte de proteína para as codornas também! e achei esse vídeo também https://www.youtube.com/watch?v=WIpsM-P-Mp8 no começo elas ficam desconfiadas mas no fim acabam comendo bem…
Acho que é um bom negócio alimentar elas com as larvas!
Abs
olá André. Se vc tem larvas da mosca soldado negro, ESTOU muito interessado. compro tudo que você puder me enviarde larvas vivas. Luiz Matheus. email. matheus.lsjm@gmail.com Aguardo retorno. Abraço.
Caro André, meu nome é Márcia e lendo sobre o “ladrao” que você citou para escoar as larvas, gostaria muito de saber como você fez isso. Estou com muitas larvas na minha composteira e tenho um nojo enorme delas. De repente eu poderia aproveitá-las para alimentar meus passarinhos… pode me passar como fez esse ladrao? Obrigada.
Sensacional! Muito bom! Parabéns pelo artigo!
Olá Pedro! Fazendo uma pesquisa sobre a BSF achei um site em que comentam que as fezes das larvas servem de alimento para as minhocas. Comendo essas fezes as minhocas chegam a crescer até 3x mais rápido!
Salve BSF!!! Hehehehehe
Valeu Edmar!! Caraca olha só!! muito bom!! mais um motivo para deixar a interação rolar numa boa! natureza sábia!
Olá Pedro, sabe onde posso comprar a larva da hermetia illucens?
obrigada!
Oi Nini Va não sei não… aqui elas aparecem sozinhas… abs
Olá, primeiro venho parabenizar pelo excelente post, as larvas da Black Soldier alteram o PH da composteira tornando-as muito acidas?
Olá Pedro!
Excelente o artigo.
Nós temos um minhocário e está infestado de larvas da mosca soldado. Estamos na luta já faz uns tempo. O que nos incomoda, de verdade, é que quando chegam na fase adulta da larva, elas ficam passeando pela casa 🙃…
Como fazer para mantê-las dentro das caixas. A nossa composteira é vertical.
Muito obrigada!
Puts sei como é, quando a minha estava na varanda do apartamento começou a entrar as moscas no quarto, foi um incomodo mesmo… Acho que nesses casos a melhor solução é o voal por cima…Eu acabei mudando a minha de lugar e não tive mais problemas, mas o pessoal tem feito vários relatos que funciona super bem tanto para as soldados quanto para as mosquinhas de banana. Fazer tipo uma cobertura com TNT ou voal mesmo e deixar ela mais fechadinha…
Obrigada pela postagem! Já estava me incomodando com as larvas no meu minhocário.
É… no começo elas me incomodaram bastante também… agora deixo elas lá…abs
A mosca soldado é um problema sério para quem cria abelhas nativas. Sendo que em grande parte a maioria dos meliponários não tem caráter comercial e sim preservacionista. Espero que esta ideia não se espalhe.
Nossa não sabia não… Obrigado pela informação, vou pesquisar a respeito! Aqui monitoramos 2 colmeias de Jataí e 1 de Mandaçaia… Já fiz algumas iscas pra criar meliponas aqui, mas não tive sorte na captura ainda…
Abs
Oi Baldo,
Achei esse estudo sobre as mosca soldado nos Mepolinários, achei bem interessante…
https://www.apacame.org.br/mensagemdoce/92/artigo.htm
Acho que vale uma avaliação do custo x benefício da criação para ração animal e decomposição versus o impacto na abelhas nativas. No estudo eles observaram uma boa convivência entre a mosca soldado e as meliponas. Convivendo na colmeia sem maiores prejuízos, já que a mosca se aproveita mais das fezes das abelhas. E sendo mais prejudicial as espécies Friesomelitta.
O que fiquei pensando é que com uma boa fonte de material em decomposição que a mosca dê preferencia, provavelmente ela não irá incomodar as abelhas. E se as abelhas estiverem com as colmeias fortes elas conseguiram se manter bem.
Com certeza é uma questão para observar e estudar mais…
Pedro, nome do meu neto. MUITO PRAZER. Estou interessado em fazer “compostagem” e meu filho que tem um minhocário em caixas me sugeriu, como moro num sítio, criar as BSF. Já fiz armadilhas e ainda não fui visitado. Pelo frio deve ser menor a circulação e a procriação. A cidade de 5.000 habitantes talvez não favoreça com o lixo orgânico; todos tem sítios e os resto vão para os porcos.
Se puder sugerir algo para que eu tenha as primeiras larvas agradeço. Estou disposto a comprar mas tenho pesquisado e ainda não encontrei um fornecedor. Se puder vender ou indicar alguém agradeço muito. E o Pedro quando vier aqui, também ira pega-las como já faz com as miinhocas e todos ficaremos realizados com a nossa composteira. Bom trabalho, siga em frente e seja feliz.
Oi Adalberto! Muito prazer!!
Então não conheço fornecedor não. Aqui por enquanto ainda estou apenas com as minhocas californianas… elas tem se mostrado muito boas!
A BSF me visitaram bastante no minhocário quando tive grandes quantidades de café e farinha de trigo… Um erro para o minhocário por sinal( o trigo).
Eu tentaria fazer as iscas com essas coisas para ver se elas aparecem…realmente a incidência no verão é bem maior!
Boa sorte na captura, continue tentando uma hora elas aparecem…
Ola Pedro, tudo tranquilo?
Parabens pelo artigo, muito bom.
Você ainda possui as larvas BSF? Se sim, venderia agumas pupas?
Não estou conseguindo encontrar fornecedor.
Abraço,
Adorei a matéria. Tenho uma composteira de caixas verticais, que era para ser um minhocário, porém se transformou em um larvário. Estou quase convencida de manter como larvário, mas e quando as larvas se transformarem em moscas? Não vão infestar meu jardim? Tenho receio de abrir a caixa e sair um enxame descontrolado lá de dentro 😂
Normalmente não comento em blogs, mas esse vale uma consideração. Essas larvas não são benéficas. Elas causam devastação em colmeias de abelhas nativas onde seria o local natural delas depositarem seus ovos. Então se do nada houver umas infestação desses insetos você pode acabar com todas as abelhas da região. Isso é trágico, derruba produção de alimentos e causa inúmeros males. Então é necessário cuidado sim.
Tenho um minhocario no apto, mas as mini moscas me incomodam bastante já que com elas tem as bactérias da compostagem ! Fiz uma cobertura de tecido voal bem fininho pro minhocario afim de diminuir a quantidade de mesquinhas que é bem grande. Elas são do bem ? E as bactérias que carregam com elas tbem são do bem ?
Oie… Então acho que vai depender muito do meio em que elas vivem… o voal acredito ser uma boa idéia para tentar controlar elas… já tive infestação de mosquinha de banana mas conforme a compostagem foi evoluindo elas foram embora…