Larvas de mosca soldado no minhocário 2.0- Se você não pode vencer junte-se a elas!

A batalha com as larvas da mosca soldado continuava por aqui, virava e mexia a Composteira lotava de larvas de mosca soldado e o dilema voltava, o que fazer com elas?

Até que um belo dia assistindo um vídeo sobre uma horta permacultural no Youtube me deparei com um cara que tinha uma composteira na horta, e não era de minhocas e sim de larvas de mosca soldado.

Epa peraí… Jura? Ao invés de se incomodar com as bichinhas esse cara optou por cria-lás? E mais do que isso do lado da horta?

Era isso mesmo… o vídeo era em inglês e o cara não entrou em muitos detalhes, mas falou que tinha diversos vídeos explicando como fazer um “composto” de larvas da mosca soldado. Apelidado carinhosamente pelos gringos de BSF- Black Soldier Fly.

As infos sobre as larvas da mosca soldado foram pipocando e descobri mais sobre os diversos usos dessa larvinha. Ela é muito criada para alimentação de galinhas, peixes e répteis. E tem estudos atuais sobre o possível uso para alimentação até de humanos. 😱 será???

 Quais são as principais diferenças da compostagem pelas minhocas e pelas larvas?

Basicamente a minhoca não come o resto de comida diretamente, ela se alimenta do processo de decomposição iniciado por outros microorganismos que habitam a composteira.

A minhoca ajuda e acelera o processo de decomposição, que sempre tem que ser controlado com a quantidade certa de matéria seca x matéria húmida, regulando a proporção de nitrogênio e carbono para a decomposição acontecer da forma certa.

Já as larvas comem diretamente os restos de comida, elas não precisam que os alimentos comecem a se decompor para elas comerem a “decomposição” como no caso das minhocas. As larvas se alimentam dos restos antes de eles apodrecerem completamente, um estágio antes das larvas da mosca de cozinha que entra em ação quando o processo de apodrecimento está mais anaeróbico- com menos oxigênio. A larva da mosca soldado vai se alimentar onde a podridão não está tão forte por assim dizer.

Os especialistas em criação de larva de mosca soldado falam que o cheiro é um bom indicador, aquele azedinho fermentado está ok, mas quando o negócio vira podre pode esquecer… Não vai ter mosca soldado.

Porque não se preocupar com a larva da mosca soldado? 

No começo eu me incomodava bastante com as larvas no minhocário, hoje resolvi deixar elas fazerem o trabalho delas.

A larva come diretamente o resto do alimento e escrementa(ou caga mesmo né 🙂 ) no processo transformando o alimento. Porém esse dejeto que ela deixa para trás,  pode ser processado e ainda ser compostado, ou seja ainda sobra para as minhocas.

Outra coisa que me incomodava com as larvas era de elas migrarem para alguma produção, seja de frutas ou hortaliças.

Porém descobri 2 coisas que me tranquilizaram:

  1. As moscas soldado não se alimentam. Nesse momento da vida delas, de “mosca”, elas não têm nem boca, elas vivem aproximadamente 2 semanas única e exclusivamente para se reproduzir. Elas só se alimentam no período de larva.
  2. As moscas não botam seus ovos diretamente nos restos de alimento, e sim próximo a fonte de alimento em um lugar que quando as larvas nascerem elas possam migrar para onde há uma fonte de alimento.

Ou seja, essas larvinhas são muito do bem! E só ajudam.

Outras vantagens com relação ao minhocário é que essas larvas comem de tudo!

Não tem muita restrição no que essas bichinhas podem processar, e ai entra um monte de coisa que na composteira da minhoca não é legal como pão, carne, alimentos temperados e  etc.

Outra coisa é que como o processo não é propriamente de decomposição não precisa de matéria seca, sendo assim no caso das larvas não precisa nem de folhas nem de serragem como no caso das minhocas.

E aí?? E aí que de problema essa bichinhas viraram uma opção, e minha idéia agora é implantar uma criação de larva de mosca soldado para alimentar as galinhas!

Com informação e quebrando nossos pré-conceitos tudo é possível! A natureza afinal trabalha para todos e sabendo conduzir podemos aprender a nos beneficiar com ela e não ficar brigando contra.

Esse cara fez um belo sistema para criar as larvas, e estou me inspirando nele para projetar o meu…

E essa série de vídeos com esse cara: Karl Warkomski foi onde eu aprendi a maioria das informações que divido aqui! O cara comando uma empresa que o principal objetivo é disseminar a compostagem de restos de alimento através das larvas de mosca soldado! Muito bom recomendo!

 

 

Pedro Savério Penna

Formado em Ecoturismo e com especialização em Marketing e Negócios, gerencia uma empresa de Pesquisa de Mercado. Vive divido entre São Paulo e Piedade no interior, onde desenvolve seu projeto Agroecológico.

4 comentários em “Larvas de mosca soldado no minhocário 2.0- Se você não pode vencer junte-se a elas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *