O Deserto do Sahara foi criado pelo homem?

A ocupação humana foi capaz de criar o maior deserto do mundo? Qual é o papel do ser humano na desertificação?

A primeira vez que eu escutei sobre a possibilidade de todos os desertos terem sido criados por intervenção humana foi em um curso do Ernest Gotsch. Entre diversos assuntos que ele estava abordando ele falou sobre isso, que os desertos eram resultados de ocupação humana, e que o deserto do Sahara tinha sido criado pelo homem.

Aquela pulga ficou atrás da minha orelha, como assim? Seria isso possível?

Eu nunca tinha pensado nessa possibilidade antes, e o simples fato de isso ser uma possibilidade era uma loucura. Esse foi um assunto debatido entre amigos agrofloresteiros algumas vezes, mas sem muitas bases teóricas, para mim aquilo ainda era uma grande pulga incomodando.

Me deparei com esse conceito novamente no livro da Ana Primavesi- Manejo Ecológico de Pragas, lá ela passa pelo tema, e aborda que na realidade esse é um conceito antigo de Andre Aubreville.

Aubreville é um dos primeiros a cunhar o termo desertificação em que não há um “Ecosistema Deserto”  mas sim uma desertificação que acontece paralela a ocupação humana.

Inicialmente acreditava-se na expansão do Deserto, se extendendo através de planícies onde antes não eram desertos.

Aubreville foi o primeiro a explicar a desertificação “não como uma extensão do deserto existente. Desertificação não foi o resultado do Sahara se expandindo mas de atividades localizadas que poderiam começar em qualquer lugar”. ( Em tradução livre- ➡️Global Environmental Governance e Certification A study of Gulf Cooperation Council Countries– por Dr. A. Kannan)

Essa teoria foi recentemente reforçada pelo arqueólogo Dr David Wright da Seoul National University. Em estudos arqueológicos recentes foi possível traçar o paralelo entre ocupação humana e início do processo de desertificação, em períodos pré ocupação humana não há registros de desertos.

➡️Matéria do Daily Mail em inglês aqui.

As teorias abordam que o desmatamento aliado a monocultura e pecuária seriam capazes de ser o eixo central no processo de desertificação do meio.

Primeiro se desmata e insere culturas anuais de rotação, com a falta de árvores a água não infiltra e não condensa no ar diminuindo a humidade e o regime de chuvas, depois as poucas sementes e mudas que restam são devoradas pelos animais introduzidos pelo homem, e assim a história se repete. A desertificação é um problema crescente e com diversos impactos. Há alertas da ONU sobre os possíveis desencadeamentos no aumento de desertificação de áreas como: fome, migração de povos e aumento de refugiados, por exemplo.

Aqui em terras brasileiras as ameaças são grandes, com a constante tentativa de expansão da fronteira agrícola e abuso no manejo com o solo. Indo em direção a um caminho que temos dificuldade em ver.

A Amazônia com sua terra arenosa vive de matéria orgânica, gerada ali pela própria vida local, imaginemos por um instante a Amazônia desmatada com seu solo arenoso, qual é a figura que vem a mente: Areia, calor, falta de vida. Está na hora de barrar o aumento da desertificação.

No Sahara há iniciativas interessantes como a “Great Green Wall” a idéia é formar uma barreira verde que cruze mais de 7.000km, formando uma linha de fertilidade que pode se expandir dali, barrando a expansão da desertificação. A questão que fica é se há interesses suficientes para o plano ser completado. Cruzar países em que a população vive em estado de necessidade constante plantando para o futuro quando não se tem a subsistência hoje, é um grande desafio. Espero que prospere. No Senegal a inciativa parece estar dando certo e já é possível ver resultados do início do projeto em 2008.

O projeto é bem explicado aqui: Ciclo Vivo- Corredor verde de mais de 7 mil quilômetros pode salvar a Africa da Desertificação

Site do projeto: Great Green Wall

Aquela pulga, hoje para mim, não é mais uma pulga está mais para uma bicheira grande devorando a biodiversidade, sim muito provavelmente o Sahara foi criado pelo homem e mas que isso estamos criando novos desertos a cada dia.

E você já tinha pensado nisso? Acha possível o Sahara ter sido criado pelo homem?

 

 

 

 

Pedro Savério Penna

Formado em Ecoturismo e com especialização em Marketing e Negócios, gerencia uma empresa de Pesquisa de Mercado. Vive divido entre São Paulo e Piedade no interior, onde desenvolve seu projeto Agroecológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *