E vamo plantar batata! Primeira colheita de Batata-Doce!

Como plantar batata doce?

Semana produtiva no quintal! Colhemos batata doce!

Foi uma sensação muito boa essa primeira colheita! Não tinha certeza se já estava no ponto de colheita, mas em matéria recente no Globo Rural vi que o tempo para colheita era de 4 meses! A O Globo Rural um clássico…

Fiz as contas e já tinha uns 5 meses no solo então devia estar boa…Começamos a cavocar o solo com cuidado, procurando as batatas e voilá! Um monte de batata doce!

Uma festa! Ir cavando e encontrando esses tesouros escondidos.

A batata doce foi plantada no canteiro de entrelinhas de árvores. Minha Agrofloresta está organizada da seguinte forma, 1 linha de árvore 2 entrelinhas outra linha de árvore. Então exatamente nessas entrelinhas que o plantio da batata doce foi realizado.

No primeiro plantio eu não tinha muitas ramas, e falhou um pouco no começo. Depois que pegou espalhei para a segunda entrelinha depois de encanteirar e tirar a braquiára.

A Braquiára tem sido a principal “briga” na minha roça, se começo a descuidar ela vem com tudo e domina.

A linha inicial de batata doce foi invadida pela braquiára e grande parte do tempo até a colheita não consegui limpar tudo, fiz uma cobertura fraca de matéria orgânica, então essas duas cresceram juntas até a colheita. Me animei bastante com o cultivo da batata doce exatamente por isso, achei que iria ter mais problemas por ter ficado meio “largada”, confesso.

Não foi uma cultura que exigiu muitos cuidados, a adubação foi bem pouca, um pouco de Yoorin e substrato de cogumelo, resistiu bem se propagou e não deu nenhum bicho nas batatas.

Uma bela escolha! Manejo simples e bom retorno.

No segundo canteiro de batata doce a proposta foi diferente, e um dos objetivos  foi exatamente a tentativa de conter a braquiára. O que eu fiz foi colocar as ramas de Batata doce intercalada com Crotalária e com bastante cobertura de matéria orgânica, para conter a braquiára, garantindo que essas outras culturas saiam na frente, ou seja, se estabeleçam no solo ocupando o espaço antes da braquiára, esse novo plantio já tem uns 2 meses e esta dando certo!

Além de ter ido super bem, a batata doce foi uma grande vitória pois foi uma trajetória longa, quando decidi iniciar o plantio eu não tinha disponível as ramas de batata doce, que é a forma mais indicada de propagação, então o que eu fiz foi deixar germinar as batatas do supermercado, primeiro plantei diretamente as batatas em um vaso e esperei crescer, para depois colocar em outro canteiro bem adubado para depois separar as ramas e fazer o plantio.

Deu super certo!

Se você tiver acesso as ramas é muito mais fácil, a batata doce pega super fácil, o que você tem que fazer e retirar um pedaço do ramo que vai se espalhando pelo chão e tirar as folhas deixando apenas algumas na ponta, depois é só enterrar a parte da rama e deixar as folhas para fora, em pouco tempo ela pega e começa a se espalhar, lindo de ver!

Teve algumas que passaram um pouco e ficaram bem grandes, já estava na hora de sair da terra mesmo.

Inclusive essa aqui virou decoração da cozinha por enquanto, e minha mãe apelidou de Buda, pode isso? 🙂

 

Pedro Savério Penna

Formado em Ecoturismo e com especialização em Marketing e Negócios, gerencia uma empresa de Pesquisa de Mercado. Vive divido entre São Paulo e Piedade no interior, onde desenvolve seu projeto Agroecológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *