BLOG-Dia a Dia no Quintal Canal do Quintal

Triturador de Galhos – Trapp 500T é bom? Vale a pena?

Depois de já ter essa máquina, o Triturador Trapp 500T, a pelo menos 5 anos. É hora de dizer se ele é bom e se vale a pena?

Inicialmente a pergunta é: Porque ter uma trituradora de matéria orgânica?

Além de ter o material picadinho bonitinho para fazer cobertura de solo, esse material picado também se decompõe mais rápido, gerando comida para o solo.

A micro e macro vida do solo, amam!! matéria orgânica, minhocas, fungos, bactérias todos esses organismos benéficos ajudam na fertilidade do solo e eles dependem de comida.

Portanto, comida boa para esses organismos são os resíduos orgânicos, e picados melhor ainda!

Outro fator impressionante é a redução de volume do material em até 60%, ficando muito mais fácil de armazenar e não juntando aquelas pilhas de galhos e folhas que os alguns animais peçonhentos adoram.

E a TRAPP 500T?

A trituradora Trapp 500T é um modelo que fica acoplada no trator, ela funciona pela tomada de força.

Sinceramente foi um dos fatores que mais me animaram na época em que comprei. Porém com anos de uso já questiono essa escolha.

Porque? Acoplar a máquina no trator é um trabalho por si só. E embora o processo de acoplar a máquina não é nenhum bicho de 7 cabeças, muitas vezes acaba atrasando o serviço.

Isso porque tendemos a deixar o material acumular para então justificar o trabalho de acoplar na máquina e usar.

Vários momentos me questiono se para um uso mais rápido se tivesse escolhido a máquina com motor, usaríamos mais vezes de menos tempo.

Ligando a máquina para picar pequenas parcelas de folhas e galhos, ao invés de deixar acumular um monte de material e fazer disso um trabalho de um período inteiro.

No entanto, não tenho a máquina com motor para avaliar se ao longo prazo essa sistemática funcionaria.

O que posso afirmar, é que a confiança de trabalhar com o motor a diesel do trator, e a força da máquina impulsionada por esse motor é extraordinária!

A grossura de diâmetro de galhos que ela aceita, até 10 cm, é mais que suficiente para a grande maioria do material do dia a dia das podas do Sítio.

Nesse vídeo do Canal Quintal Florestal mostro o último uso que fizemos e um pouco de como é acoplar e as dificuldades do dia-a-dia.

Se você quiser mais informações sobre essa máquina vale uma visita no site da Trapp aqui.