
Larvas no Minhocário Caseiro -Doméstico
Tem bigato no minhocário. Meu minhocário foi invadido por larvas e agora?
Para começar vale entender que algumas larvinhas pequenas brancas e alguns bichinhos pequenos vão morar no minhocário, a compostagem é um ambiente vivo e várias vidas vão co-habitar ali, decompondo os alimentos.
Mas entraram umas larvas grandes e feias e agora?
Conhecido popularmente por bigato essas larvas de moscas são diferentes.
O caso da Ameixa!
No meu caso tudo começou com umas ameixas, as frutas estavam todas com marcas brancas na lateral, “bichadas”, e ai bateu aquela dúvida ponho ou não ponho no minhocário. Era uma caixinha inteira toda perdida. Fiz a escolha… Vou colocar no minhocário e ver no que dá. Deu em bicho!
Esse bicho:
Essa coisa estranha e meio “grows” que não é nem um pouco bonitinha como uma minhoca -na minha opinião.
Recebi uma grande ajuda da Júlia da ➡️Morada da Floresta, os especialistas em compostagem doméstica, que identificou por foto como a larva da mosca soldado.
Era ela mesmo, sem dúvida. O insetinho sentinela.
E a recomendação dela foi: uma ou outra na composteira não faz mal, mas se tiver infestação elas vão dominar e as minhocas não vão conseguir prosperar.
No primeiro ciclo da larva não tinham muitas, tirei o excesso e deixei pros passarinhos. Alguns dias depois vi uma mosquinha dessa ai, estacionada na tampa da composteira, tirei ela de lá sem matar.
Um belo dia algumas semanas depois abri a caixa superior de uma das composteiras e elas estavam por todos os lados… Era só larva, não tinha nem uma minhoca, que já deveriam estar subindo para essa caixa. Elas tinham dominado tudo, ferrou… As moscas que nasceram do primeiro ciclo devem ter colocado todos os ovos na composteira, e agora não eram só algumas, eram muitas!
Olha ali na foto, a mosca soldado na lateral da minha composteira, isso depois que o estrago já estava feito.
Comecei a tirar, mas tinham muitas mesmo…
Cada cutucada a visão era essa:
E apesar de ler que elas podem viver numa boa com as minhocas minha idéia ainda é um minhocário e não um larvário de moscas soldado.
Tirei tudo, essas vão virar comida de galinha lá no sítio! Espero que a galinhada goste!
Descobri inclusive que tem alguns criadores dessa larva para usar na alimentação animal.
Para evitar que elas se apoderem da composteira vi que o esquema é tomar cuidado e nunca deixar as frutas expostas dentro do minhocário, pois essas mosquinhas podem botar os ovos dentro da composteira.
Essa foi para aprender!
Muito bom valeu pelo relato!
Valeu Guilherme!!fico feliz que gostou! abs
E mesmo desta forma pode ser usado o adubo?
Olá! Estou com essa danadinha no meu minhocário. São muitas! Você resolveu tudo catando uma a uma? Não haveria uma técnica mais prática? Meu minhocário está infestado! Grato,
Oi Edmar,
Então to com uma infestação de novo. O que percebi é que o ciclo da larva é relativamente curto, uns 20 dias, ai ou ela vira mosca ou morre. No fim do ano deixei umas larvas para ver o que acontecia e ficaram todas secas na compostagem.
Percebi no meu caso que as moscas estão dando preferência ao pó de café, é onde tenho tido maior concentração das larvas.
Me passaram uma dica de tentar controlar o PH estou fazendo esse teste agora… vamos ver.
Boa sorte! Abraço
Bom dia a todos, estou com o mesmo problema na minha composteira, recebi uma dica de colocar cinza de madeira (ou folhas) nas larvas para mata-las, testei ontem pra ver se vai dar certo.
Oi Roberto,
Bom dia! Se tiver sucesso nos avise! Eu tentei controlar com Calcário mas não tive muito sucesso elas continuaram aparecendo de tempos em tempos.
Abs
Olá! Ainda não consegui acabar com as larvas, acabei me acostumando com a presença delas e fazendo uma política de boa vizinhança hehehehehe
Removi várias delas manualmente. Uma a uma. Percebi que desde a minha postagem, elas deram uma diminuída. Agora, que está mais frio, parece que tem menos ainda. Faz muito tempo que não vejo as moscas adultas, mas sempre que reviro o composto encontro algumas larvas.
Surgindo alguma novidade, compartilhe!
Abraços!
Oi Edmar!
Acabei descobrindo um monte de informação sobre a larva de mosca soldado! E tem um monte de gente criando essa larva em um processo parecido com o do minhocário…Também cheguei na mesma conclusão que você, deixa as larvas lá! No final não tem problema…
Inclusive fiz esse post novo sobre isso: http://quintalflorestal.com.br/larvas-de-mosca-soldado-no-minhocario-2-0-se-voce-nao-pode-vencer-junte-se-a-elas/
Valeu!
Abs!
Uma dica pra mata-las bem no inicio do ciclo e colocar a composteira com a tampa fechada no sol. 10 minutos aproximadamente mata muitas larvas em inicio de ciclo. Logo tire e coloque a sombra por causa das minhocas.
Obrigado Emmanuel! Boa dica! vou experimentar!
Boa tarde. Meu minhocário ta cheio de larvas e com um cheiro de “merda” … nunca aconteceu isso! O que devo fazer?
Eu fiz uma capa p composteira de tecido algodão ,vou juntando na geladeira p progejer mosca , depois levo p composteira , nunca + tive problemas
.
Que legal!! boa idéia! bom saber que funcionou!
Estava indo muito bem com muitas minhocas, apareceram muitas larvas. Tentei uma convivência pacífica, mas elas começaram incomodar as minhocas, querendo sair do minhocario. Conclusão: ficou com um cheiro horrível, tive que separar as minhocas e reiniciar após lavar todo minhocario com detergente, depois deixando o no sol. O cheiro custou a sair. É a quarta vez que isso acontece. Isso é muito desanimador !!!
Que pena Marisa… Aqui não senti cheiro diferente por causa das larvas não… elas também fazem parte do processo de decomposição… uma coisa que você pode tentar, já que estão incomodando e por uma tela que cubra a composteira, porque o que gera as larvas são as moscas botando ovos na compostagem. Então se você conseguir evitar que elas tenham acesso, fica só as minhocas mesmo… boa sorte!
Boa tarde! Estou com o mesmo problema! O que achei estranho é que não vejo moscas, apenas larvas. Minha dúvida seria se a larva põe ovos. Tenho tirado o excesso todos os dias quando coloco o alimento mas isso apenas controla a quantidade. Não resolve o problema!
Olá Pedro
Aqui em casa tive uma infestação no ano passado e resolvi parar com a compostagem por um momento. E aqui em casa as larvas saiam para fora da caixa e ficam “encubadas” até virarem moscas… não fazem mal nenhum, porém eram muitas larvas.
Esse ano reativei a compostagem e fiz a mesma coisa que você, e envolvi minha caixa composteira com uma tela enrolada, e que só tiro quando vou incluir os restos de frutas e vegetais semanalmente. Porém notei que que existem algumas poucas larvas que surgiram lá dentro e não sei como… não sei se já vieram na terra com as minhocas.
Mas aqui não tem cheiro ruim e o único problema que vejo é que as minhocas não prosperam.
Obrigado pelo artigo!
Marcos – São Paulo
Oi Marcos,
Entendi… Então se a composteira está coberta e mesmo assim aparece larvas, provavelmente estão indo para lá junto com os restos de alimentos. No meio tempo entre a cozinha e a compostagem podem ter moscas botando ovos nesse material. Ou então frutos que não estavam tão bons que vão para a compostagem podem já estar com ovos. Se as voadoras não tem acesso a compostagem a única chance é elas estarem chegando por ai.
Para as minhocas prosperarem é questão de tempo.
Por que temos 2 processos acontecendo ao mesmo tempo a compostagem tradicional que não depende das minhocas e a humificação do material pelas minhocas. Ou seja a compostagem vai acontecer, com ou sem minhoca, e a minhoca não se alimenta diretamente dos restos que colocamos lá, o início da compostagem tem que acontecer para então as minhocas entrarem em ação, a minhoca não come diretamente as cascas ou restos de folhas, elas se alimentam do material que já entrou no estágio de compostagem.
Para a compostagem funcionar bem é preciso ter um balanço bom entre Nitrogênio e Carbono que é a relação entre material seco e material verde, a grosso modo.
Outra coisa que é importante é ter a minhoca que está mais adaptada a esse processo. No caso eu uso a minhoca californiana, as minhocas de terra comuns no Brasil não se adaptam aos minhocários tradicionais.
Estou com o mesmo problema, vou tentar colocando o minhocário ao sol por alguns minutos e em seguida retirar as minhocas que subirem para um novo minhocário em seguida iniciar tudo novamente
Oi Andrea, elas são fogo mesmo as vezes nem vemos ou elas já colocaram os ovos faz tempo e dai começa a infestação.
A larva não põe ovos, a larva é um estágio da vida da mosca e nesse estágio ela ainda não se reproduz… é tipo uma bebê mosca 😃
Fiz um post novo sobre como estou escolhendo conviver com elas agora http://quintalflorestal.com.br/larvas-de-mosca-soldado-no-minhocario-2-0-se-voce-nao-pode-vencer-junte-se-a-elas/
Ao invés de tentar me livrar…
Abs e boa sorte na composteira!
Ola, também estou com problemas com a larva… no princípio não me incomodava
Elas conviviam com a minhocas… percebi q o excesso de frutas doces como banana aumenta as larvas…
Mas agora preciso acabar com eles porque elas andam pelo meu jardim e tentam entrar dentro de casa! Está insustentável!
são pretinhas e sem casca, moles como lesmas…
Ha um tempo atras tive um SAPO no jardim e acredito q foi ele quem impediu q elas se proliferassem pelo jardim…
As larvas do Minhocário são brancas… e vejo também as cascas delas pelo jardim…
Estou com esse mesmo problema, as larvas estão migrando da composteira para todo o meu jardim. Ao mesmo tempo que entendo que elas fazem parte do processo, fico sem saber o que fazer, pois esses mosquitos nem eram parte do ambiente do jardim e nem sei de onde eles vieram.
Pedro, comecei como você na fissura por tirar todas as larvas da soldado, que continuam aparecendo, mas depois de ver o artigo pra se juntar a elas eu deixo algumas lá ainda. Mas meu problema está sendo as larvas pequenas que acho que são de drosofilas, pois a Casa amanhece cheia de drosofilas todo dia. Já tampei toda a composteira com tela, mas as larvas e ovos são pequenas e passam, você tem alguma dica? Outra coisa que prolifera muito é um bichinho minúsculo que parece um carrapato branco, quando tampo a caixa ele cobre toda a tampa em horas e as minhocas fogem, agora estou deixando só com tela e raramente tem uma fujona
Na minha composteira tb aprece esse bichinho bem pequenininho branco parecido com carrapato. Na minha composteira tb tem essas larvas brancas. Acredito que elas estão na casca da banana. 50% do meu lixo orgânico é composto por casca de banana. Tb não vejo moscas na composteira, por isso acho que são ovos q já estão presentes na casca da banana.
Na minha composteira tinha muitos desses tambem, comecei a diminuir as cascas de banana e eles diminuiram consideravelmente.
Olá gente, eu estou com as pupas de mosca soldado e minhocas na composteira, por hora tudo vai bem, ninguém tentando fugir. Daqui uns dias, estou pensando sobre fazer iscas para bigatos de vinagre, detergente e açúcar, pois quero minhas minhoquinhas bem. Vocês acham que pode dar errado?? O que penso é estar “controlando” o supercrescimento da população das moscas soldado mas posso estar enganando e fazendo um ambiente hostil para as minhocas. Alguém ai já fez interlúdios no ciclo das larvas?
Oi Gabriella,
Se as iscas forem separadas do sistema de compostagem não vejo problemas… Eu já fiz uma vez isca para controlar a população de mosquinha da banana/ drosófila, eu coloquei em um pote separado no topo da compostagem… Esse tipo de isca para a mosca soldado não sei se funciona, nunca ouvi nada a respeito, se testar e funcionar depois conta o resultado!
abs