Sementes Florestais – Guia para a Germinação de 100 espécies nativas

Como quebrar a dormência de espécies nativas?

Fazer mudas é um desafio que requer paciência e dedicação.

Fazer a coleta das sementes na hora certa, quando elas já estão maduras, é o primeiro desafio. Porém não é só isso, diversas sementes apresentam dormências. A dormência, a grosso modo, é a semente esperando as condições ideais para emergir. Isso muda de espécie para espécie, mas por exemplo em espécies pioneiras onde são necessárias clareiras ou campos mais abertos a sementes em geral só germinam quando a incidência de luz for alta.

Outras sementes quebram a dormência ao passar no intestino dos animais que se alimentam dela. Dificultando a brotação das sementes que caem no chão ao lado da “planta mãe”, e facilitando a brotação de sementes que são dispersadas pelos animais.

Porém não existe regra nem formula ideal, por isso esse pdf: ➡️sementes_florestais– Guia para a Germinação de 100 espécies nativas é tão rico e interessante para quem está querendo fazer mudas. O guia é focado em espécies que ocorrem no estado de São Paulo.

 

guia-para-a-germinacao

Dados técnicos:

Edson Seizo Mori

Fátima C. M. Piña-Rodrigues

Nobel Penteado de Freitas

Sementes florestais

Guia para germinação de 100 espécies nativas

organização: Roberto Bretzel Martins

1ª edição

São Paulo – SP 2012

Pedro Savério Penna

Formado em Ecoturismo e com especialização em Marketing e Negócios, gerencia uma empresa de Pesquisa de Mercado. Vive divido entre São Paulo e Piedade no interior, onde desenvolve seu projeto Agroecológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *