Canal do Quintal Conhecendo as plantas

Azedinha série PANC do dia

Azedinha PANC do Dia

Lá no You Tube começamos uma nova série! PANCs do Dia, o primeiro foi da PANC Azedinha – Rumex Acetosa. Com esses vídeos informativos e rápidos vamos explorar um pouquinho o universo das PANCS.

A Azedinha como o nome já diz tem um sabor azedinho, com um fundo de limão. Funciona muito bem em saladas de folhas e sucos verde.

As PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais, são plantas que normalmente não encontramos no Supermercado.

Um dado interessante é que das 300mil plantas comestíveis no mundo temos o hábito de consumir apenas 200. Estamos com um cardápio limitado em sabor e nutrientes.

A Azedinha é uma PANC bastante resistente. Se adapta bem a meia sombra, não é muito exigente em fertilidade do solo, muito nutritiva e gostosa.

Originária da Asia e Europa é difícil saber quando foi introduzida no Brasil. Aqui se adaptou muito bem principalmente no Sudeste onde pode ser colhida o ano inteiro.

A grande vantagem das PANCS é que muitas vezes são plantas nativas. Nascem espontaneamente ou se adaptam melhor as condições de solo existentes. Em muitos casos são também perenes, ou seja, não precisam ficar sendo replantadas todas as vezes que for colher, como uma alface ou rúcula por exemplo.

A Azedinha é um bom exemplo de uma Panc resistente e perene, ao colher as folhas você permite que ela rebrote e nasça novamente. Assim todas as vezes que você quiser fazer uma ➡️Salada de Azedinha por exemplo, basta cortar algumas folhas. Deixando as raízes a parte da touceira da planta ela irá rebrotar e continuar pronta para uma nova colheita depois de algum tempo.