Notice: Trying to get property of non-object in /home/quint651/public_html/wp-content/plugins/jetpack/modules/widget-visibility/widget-conditions.php on line 751

Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/quint651/public_html/wp-content/plugins/jetpack/modules/widget-visibility/widget-conditions.php on line 754

Notice: Trying to get property of non-object in /home/quint651/public_html/wp-content/plugins/jetpack/modules/widget-visibility/widget-conditions.php on line 790
Nossas Castanhas: BARU! - Quintal Florestal

Nossas Castanhas: BARU!

Conheça a castanha do Baru, nativa do Cerrado Brasileiro.

No final do curso no Sítio Semente em Brasília um dos colaboradores lá do sítio aproveitou para vender algumas sementes coletadas na região, entre elas aproveitei para levar algumas: Gonçalo Alves, Moringa e Baru.

Esse final de semana pus as sementes de Baru para germinar, espero que nasça!

Já conhecia o Baru dos armazéns aqui de São Paulo, a Castanha é muito gostosa e lembra o amendoim, em algumas pesquisas ví seu enorme poder nutricional, entre eles sua alta taxa de proteína, 26% maior inclusive que a Castanha do Pará, por exemplo

No Cerrado sua polpa e castanha vira alimentação do gado no período da seca e é uma fruta super completa que as populações do Cerrado estão aprendendo a extrair o máximo dela. Infelizmente o Cerrado é um dos biomas que mais sofre com o desmatamento as queimadas e com a pressão das monoculturas.

O Baru sofre junto nessa, com uma madeira resistente e atrativa comercialmente é uma espécie que corre risco de extinção.

Mas o pessoal do Cerrado vê que o Baru de pé vale muito mais do que sua madeira, e diversas cooperativas na região estão começando a processar e exportar para outros Estados as delícias do Baru!

Pesquisando sobre o Baru achei esse vídeo do pessoal coletando e processando o Baru, muito legal!

Junto com o vídeo achei também esse site: ➡️Cerratinga focado nos produtos e povos do Cerrado e da Caatinga. Vale muito o clique! Iniciativa muito bonita e conteúdo de primeira!

 

Pedro Savério Penna

Formado em Ecoturismo e com especialização em Marketing e Negócios, gerencia uma empresa de Pesquisa de Mercado. Vive divido entre São Paulo e Piedade no interior, onde desenvolve seu projeto Agroecológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *