Banana e Eucalipto peças chave nos meus canteiros Sintrópicos/Agroflorestais

Esse fim de semana foi de trabalho! Suadeira boa!

Pra começar matéria orgânica! Revitalizei meus canteiros principais de Mudas(Banana/Eucalipto/Mamão) capinando depois apliquei calcário, cama de frango e depois completei com a matéria orgânica.

O vizinho já juntava uma folharada e galhos que caiam no terreno dele, combinei com ele e agora retiro o material. Meio caminho andando pra gente, pois agora é só picar a matéria orgânica e arrumar nos canteiros.  Evitando também que ele queime esse material que não tinha um destino.

Comecei a revitalização com esses canteiros principais de mudas.

Esses meus primeiros canteiros tem ficado mais ou menos assim:

Eucalipto x 1,5m x Banana x 1,5m x Mamão x 1,5m x Banana x 1,5m x Eucalipto x 1,5 x Banana

Esse canteiro principal, recebe feijão e milho, na época de chuva, nas laterais, enquanto o sombreamento permite. Com o início das chuvas em vista vou entrar com essas culturas agora que o canteiro já está pronto.

A Banana e o Eucalipto são peças chaves na Agricultura Sintrópica.

Arquivo_000 (1)

O caule da banana é uma ótima matéria orgânica que contribui com o Potássio do solo e retém muita água, qualquer época do ano você pode cortar uma banana e vai ter muita água no caule, não importa a secura que esteja. Como a bananeira é uma planta de touceira você pode cortar e a filha cresce da mesma origem. Mesmo que o objetivo principal não seja colher banana é muito interessante ter essa planta no sistema.

O Eucalipto também é um ótimo produtor de matéria orgânica, com seu crescimento rápido e raízes profundas ele tira bem os nutrientes do solo, e é uma planta bem resistente.Como exemplo conto o meu caso com as formigas, tive um ataque em alguns pés de eucalipto, e mesmo sofrendo no desenvolvimento inicial os pés se recuperaram e continuam a crescer vigorosamente, e da-lhe eucalipto!

Mantenho os Eucaliptos nesses canteiros principais, a madeira podada ao ser decomposta pelos fungos libera Fósforo no solo o que é muito interessante para a fertilidade.Na mesma lógica que a banana, mesmo sem o interesse principal de colher madeira de eucalipto é uma planta bem interessante de ter no sistema, para revitalização do solo.

A única espécie que não é recomendada para isso é o Citriodora, essa espécie é mais utilizada para aromatizantes e produtos de limpeza, essa espécie pode possuir características alelopáticas(“a capacidade de as plantas produzirem substâncias químicas que, liberadas no ambiente de outras, influenciam de forma desfavorável.”MOLISCH) por isso não é recomendada pelo pessoal com experiência nas agroflorestas para produção de matéria orgânica. As outras não tem problema.

No meu SAF estou usando o Eucalipto Grandis, que apesar de não ser muito recomendado para regiões frias enfrentou bem as poucas geadas que tivemos.

 

 

 

 

Pedro Savério Penna

Formado em Ecoturismo e com especialização em Marketing e Negócios, gerencia uma empresa de Pesquisa de Mercado. Vive divido entre São Paulo e Piedade no interior, onde desenvolve seu projeto Agroecológico.

4 comentários em “Banana e Eucalipto peças chave nos meus canteiros Sintrópicos/Agroflorestais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *